segunda-feira, 18 de abril de 2011

Caminhos até Angelina

Pude passar algumas horas nessa bela cidade catarinense que muito bem me acolheu, assim como nosso companheiro PJoteiro Daniel. Não faltava no café da manhã um cafézinho bem quente e uma boa cuca, bem preparada, que já inspirava meu estômago e minha mente para essa tal "Missão Jovem" que ronda os corredores dessa região. Garcia, Terceira Linha, Barra Clara, Betânia... os nomes dessas comunidades atiçavam minha curiosidade, o que encontraremos por lá? O que esperam de nós? Será que conseguiremos ajudá-los nessas missões?

Fiquei tão feliz quando soube que pelo menos 15, das 18 comunidades da paróquia, já aceitaram nossa disponibilidade para ir até lá fazer as missões. Em menos de um mês estaremos levando nossos líderes missionários para percorrer os seus caminhos, bem ao estilo "Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão todo o artista tem de ir aonde o povo está", tão bem dito por Milton Nascimento. Afinal, não seriam os poetas, músicos, jovens... portadores de uma Boa Nova?

Em homenagem ao carinho desse povo, especialmente na figura de minha amiga Regiane e a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, repasso esse lindo soneto, de autoria de Sebastião da Cruz:

Soneto a Angelina

Nesta terra, um lugar eternizo,
Belo solo de água divina,
Feliz louvo o real paraíso,
Endeusada e soberba Angelina.

Os seus campos excelsos floridos,
Glorificam a paz e a Alegria,
A beleza transcende o sentido
Dos valores celestes que alia.

Terra virgem de Nossa Senhora,
De um povo fiel e ordeiro,
Com valores de hoje e outrora.

Tão perene é o modo gentil,
De carinho aos lhanos* romeiros,
Engalanas** o nobre Brasil.

* Lhano: singelo, verdadeiro.
** Engalanar: Enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário